Pesquisar
Close this search box.
Notícias

'Manas', que acumula 20 prêmios e retrata violência na Amazônia, tem pré-estreia em Belém


Primeira exibição foi na cidade onde o longa foi gravado em 2022. Nesta quarta (16), diretora e elenco voltaram aos locais de gravação. “Manas” tem pré-estréia em Belém
O filme “Manas” teve pré-estreia em Belém com participação de Dira Paes, Fafa de Belém, convidados e elenco local que compõe a história que se passa nas águas do Rio Tajapuru, na ilha do Marajó e conta a história de Marcielle, a Tielle, uma menina de 13 anos que decide confrontar a rede de violação dos direitos humanos na região. Exibido em duas salas, o filme foi aclamado e aplaudido por minutos na cidade onde foi gravado.
Nesta quarta-feira (16), a protagonista voltou à casa construída na Ilha do Combu, em Belém, e que compôs um dos locais de gravação em 2022. “Estou emocionada de estar aqui, porque foi onde tudo começou”.
Em Manas, o público acompanha o cotidiano de crianças e adolescentes marcado por histórias reais de violência e recebe o convite à reflexão a partir do ato de coragem da protagonista, que denúncia o que vive.
“Acho que Manas vai servir como porta-voz para mulheres e meninas que não têm voz”, afirma a paraense Jamilli Corrêa, que estreia como atriz na personagem de Tielle.
A estreia nos cinemas será em 15 de maio, mas o longa de Marianna Brennand já acumula 20 prêmios, incluindo o GDA Director’s Award, principal prêmio da Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza.
MANAS’ filme de estreia da diretora Marianna Brennand ganha trailer
“Esse filme poderia se passar em qualquer lugar, porque o abuso não é uma questão Amazônica, é universal”, afirma Dira Paes.
Ela faz a delegada Aretha, inspirada em duas pessoas reais. Uma delas, a ativista irmã Henriqueta. “Emociona ver nosso trabalho contra a exploração sexual no Pará nas telas, alcançando tanta gente”, afirma Henriqueta.
Imagem do filme Manas, de Marianna Brennand, que abre a 15ª edição do festival Janela Internacional de Cinema no Recife
Reprodução/Manas/Marianna Brennand
Conversa com Fafa de Belém inspirou diretora
‘Manas’: Filme que se passa no Marajó tem pré-estreia em Belém
O filme nasceu de uma conversa entre a diretora Mariana Brennand e a cantora Fafa de Belém há 10 anos.
“Falei para a Mariana que tava perturbada com uma história. Ela disse: ‘eu vou lá’. Alertei: ‘ali é terra de ninguém’. Ela foi assim mesmo”, relembra Fafá.
Coproduzido por Globo filmes e Canal brasil, ‘Manas’ é o primeiro longa de ficção de Mariana Brennand.
“A Marcielle pega tua mão e te coloca no coração dela. Espero que saiam emocionados, com vontade de falar, de quebrar silêncios, de abraçar uma mana e dizer: ‘tô aqui, tamo junto’.”, diz a diretora.
‘Manas’ recebe prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra paralela à competição principal do Festival de Veneza
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Diretora Marianna Brennand vai receber prêmio Women In Motion no Festival de Cannes 2025
‘Manas’, de Marianna Brennand, vence o GdA Director’s Award no Festival de Veneza
Veja mais informações do Pará no g1

Fonte da Máteria: g1.globo.com