O musical burlesco “Moulin Drag” está entre as atrações culturais do Mês do Orgulho LGBTI+, que vai até 28/6 (Dia Internacional do Orgulho LGBTI+) com uma programação cultural e institucional variada. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município, o espetáculo teatral abre sua curta temporada nesta quinta-feira (20/6), no Espaço Fantástico das Artes. Os ingressos estão à venda.
- Consulta pública ouve sugestões dos moradores de Curitiba para o Plano LGBTI+
- Literatura indígena e africanidades são destaques desta quinta do Festival da Palavra de Curitiba
O segmento também está representado no II Festival da Palavra, que vai até sábado (22/6). Nesta quinta-feira (20/6), a partir das 18h, no Solar da Cultura, a escritora Cidinha da Silva falará sobre o tema Palavra e Realidade. Na sexta-feira (21/6), a partir das 18h, no TUC, a escritora trans Leonarda Glück será a atração do bate-papo Gluckose.
As Casas da Leitura Dario Vellozo, Maria Nicolas, Osman Lins, Wilson Martins, Paulo Leminski, Hilda Hilst e Laura Santos também programaram atividades temáticas como rodas de leitura e exposição de obras de autores LGBTI+ ou que abordem a temática.
O Festival da Palavra e as Casas da Leitura são coordenados pela Fundação Cultural de Curitiba.
Servidores
Para os servidores se atualizarem sobre o acolhimento da população LGBTI+, a Assessoria da Diversidade Sexual (ADS) da Prefeitura organizou uma série de cursos rápidos. Eles estão sendo oferecidos para as equipes da Administração Regional da Matriz e do Núcleo Regional da FAS (Fundação de Ação Social) de Santa Felicidade e das Unidades de Saúde da área central.
“Estamos aproveitando o Mês do Orgulho para reforçar a oferta de oportunidades de atualização para quem lida também com o público LGBTI+ nos serviços oferecidos pela Prefeitura e precisa entender as suas particularidades”, diz o coordenador da ADS, Fernando Ruthes.
Consulta aberta
A ADS também está à frente de uma ação essencial para ampliar a inclusão do segmento nas políticas públicas do município. É a consulta pública que está ouvindo os moradores de Curitiba sobre os temas que eles julgam mais importantes para contemplar a comunidade LGBTI+ nas ações de governo.
A participação na consulta, que foi desenvolvida pelo Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), ficará aberta a toda a população até 28/6.
As propostas mais votadas farão parte do Plano Municipal de Políticas da Diversidade Sexual – um conjunto de prioridades para aumentar a visibilidade do segmento nas políticas públicas para a cidade, promover o debate sobre a garantia de direitos e cidadania e combater o preconceito e a discriminação, além de promover a superação das vulnerabilidades.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br