Pesquisar
Close this search box.
Notícias

México se nega a receber voo dos EUA com imigrantes deportados, diz site


Não ficou imediatamente claro o motivo da recusa das autoridades mexicanas, segundo a NBC News. Presidente Donald Trump prometeu fazer a maior deportação em massa da história do país durante a sua campanha. “Os voos de deportação começaram”, publicou no X a nova Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt 22 posts Ver novos posts Karoline Leavitt
X/Reprodução
O México negou a autorização para que um avião militar dos EUA levando imigrantes deportados pousasse em seu território, disse o site de notícias americano NBC News, nesta sexta-feira (24).
Segundo a NBC, a aeronave não chegou a decolar, provavelmente por falta de aprovação de seu plano de voo. Não ficou imediatamente claro o motivo da recusa das autoridades mexicanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Desde que voltou à Presidência, na segunda (20), Trump assinou uma série de ordens executivas que visam combater a imigração ilegal e abrir caminho para uma possível deportação de estrangeiros não regularizados nos EUA.
Trump está tirando do papel promessas que fez durante a campanha presidencial ao reforçar a fiscalização e impedir a entrada irregular de estrangeiros. O republicano garante que vai fazer a maior deportação em massa da história do país, com milhões de imigrantes ilegais sendo expulsos.
Nesta quarta, um avião militar decolou dos EUA com destino ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, com 158 imigrantes deportados.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump — incluindo um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.
Uma das ordens executivas assinadas por Trump também ordena uma intensificação do patrulhamento da fronteira.
O governo do México está preparando nove centros de acolhimento ao longo da fronteira com os Estados Unidos para receber mexicanos que sejam deportados do país vizinho, afirmou a presidente Claudia Sheinbaum. O país teme uma crise na fronteira causada pelo fluxo de deslocados.
Trump manda veículos militares e helicópteros para patrulhar fronteiras
Uma reportagem do jornal “The New York Times” publicada nesta sexta-feira (24) afirma que o governo Trump concedeu a autoridades do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) o poder de fazer deportações instantâneas — ou seja, devolver para o território mexicano indivíduos que acabaram de entrar, o que, pelas leis internacionais, é proibido.
A NBC diz ter confirmado a informação da recusa do México em aceitar o voo com deportados com dois funcionários da Secretaria de Defesa dos EUA, que não tiveram seus nomes revelados.

Fonte da Máteria: g1.globo.com