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Ministério da Gestão informa que sistema de prestação de contas do governo sofreu 'incidente de segurança cibernética'; PF é acionada

Sistema afetado é crucial para o andamento eletrônico de processos administrativos em nove ministérios e dois outros órgãos da administração federal. Polícia Federal investiga possível ataque hacker a sistema de ministérios
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou nesta quarta-feira (24) que, na segunda (22), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN) sofreram um “incidente de segurança cibernética”.
No meio da noite, o SEI continuava fora do ar. O PEN havia sido restabelecido.
A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionados para investigar as causas e se pode ter havido ataque hacker.
Os 9 ministérios que utilizam o SEI Multiorgão são:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
Ministério da Fazenda (MF)
Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP)
Ministério da Previdência Social (MPS)
Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Ministério das Mulheres (MMulheres)
Os dois outros órgãos são:
Casa da Moeda
Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)
“O Ministério da Gestão informa que já comunicou a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência sobre o incidente segurança cibernética que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão que atende a nove ministérios e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional”, informou a pasta em nota.
O ministério informou que informações do governo não se perderam. E que ss serviços oferecidos aos cidadãos através do portal gov.br — que vão desde serviços do Ministério da Saúde até do FGTS — não foram impactados, segundo o ministério.
“Até o momento, não foi identificada nenhuma perda de dados ou informações. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR”, completou a pasta.
O sistema afetado é crucial para o andamento eletrônico de processos administrativos em nove ministérios e dois outros órgãos da administração federal.
O SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, destinada a melhorar a eficiência administrativa.
O SEI faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa colaborativa de vários órgãos e entidades da administração pública, com o objetivo de estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.

Fonte da Máteria: g1.globo.com