Os curitibinhas que frequentam os parques e praças de Curitiba estão encontrando novos brinquedos de playgrounds, feitos com troncos de eucalipto, e também pisos emborrachados em alguns locais para se divertir. Nos últimos sete anos, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem investido e atualizado os parquinhos e playgrounds dos bairros da cidade com brinquedos universais.
- Rede de Proteção Animal de Curitiba e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreendem 32 galos usados em rinhas
- Ecocidadão contrata novas associações de catadores de material reciclável em Curitiba
- Prefeitura de Curitiba abre 5.700 vagas para castrações gratuitas de cães e gatos para o mês de julho
- Plantios de araucárias na Linha Verde vão garantir pinhões para as gerações futuras de Curitiba
No sábado, dia 29 de junho, Curitiba vai ganhar mais um playground novo e com piso emborrachado. A entrega da revitalização do Bosque Gutierrez também vai marcar a inauguração do Parque do Pirata Zulmiro. O novo espaço será voltado para as crianças e inspirado na história do Pirata Zulmiro, figura lendária da cidade. O parquinho terá brinquedos dentro da temática de pirataria e fundo do mar, que atenderão a primeira infância, as crianças maiores e as com deficiência.
Segundo o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, os novos brinquedos que a Prefeitura está instalando nos bairros são mais atrativos e se integram melhor à paisagem das áreas verdes como parques e praças.
“Sempre buscamos a melhoria dos equipamentos públicos que instalamos. A cada novo projeto buscamos inovações e brinquedos universais, para que todas as crianças brinquem juntas. Os brinquedos em troncos de eucaliptos estão sendo instalados em vários bairros da cidade”, disse Brasil.
“Sempre buscamos a melhoria dos equipamentos públicos que instalamos. A cada novo projeto buscamos inovações e brinquedos universais, para que todas as crianças brinquem juntas. Os brinquedos em troncos de eucaliptos estão sendo instalados em vários bairros da cidade”, disse Brasil.
Brinquedos com troncos em eucaliptos foram colocados nos bairros Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho, Alto Boqueirão, Hauer, Boqueirão, Tarumã, Pilarzinho, Barreirinha, São Lourenço, CIC, Uberaba, Cajuru, Bigorrilho, Centro, Jardim Social, Batel, Lindóia, Guaíra, Fazendinha, Butiatuvinha, Vista Alegre, Santo Inácio, Santa Felicidade, Campo Comprido, Campo de Santana e Tatuquara. Ao todo foram 36 novos playgrounds implantados nestes bairros nos últimos sete anos.
No Pilarzinho, quem se divertiu na tarde de quarta-feira (26/6) no brinquedo de madeira na Praça Ladislau Lachowski, ao lado do Farol do Saber Machado de Assis, no Vista Alegre, foi o pequeno Arthur Veiga de Castro, de 5 anos. A avó dele, Rosângela de Castro, explicou que as crianças adoram brincar no playground de madeira.
“Vem bastante gente de longe para aproveitar esse espaço. Ficou ótimo esse novo playground que a Prefeitura instalou aqui. Antes era uma areia e coisas mais simples como gangorras e escorregador. Esse brinquedo de troncos chama mais a atenção das crianças. Tem gente que vem aqui fazer piquenique e até festa de aniversário”, contou Rosângela, que mora há 62 anos em frente ao parquinho.
Brinquedo em madeira
A casa de tronco é um brinquedo feito em troncos de eucalipto que remete à estrutura de uma casinha com dois andares. É possível subir ao primeiro andar pela escada comum ou pela rampa de malha de tubos de ferro. Para descer, além da escada e da rampa, há a opção de um escorregador.
No andar de cima há uma varanda como mirante. No piso de baixo, no nível do chão, está uma escadinha de tronco em formato de leque, um painel de jogo da memória com 3 módulos (em que cada jogador pode escolher lua, estrela, nuvem ou sol para a representar) e uma travessa de tronco para se equilibrar ou girar.
Pisos emborrachados
Além dos brinquedos em troncos de eucaliptos, outros atrativos dos playgrounds públicos de Curitiba são os pisos emborrachados. No Parque Gomm, no Batel, e na Praça da Espanha, no Bigorrilho, os curitibinhas acham essas opções para brincar.
“Essa Praça da Espanha é muito legal, tenho seis netos e todos querem vir brincar. Tem uma energia muito boa aqui. É uma área verde no meio urbano, bem a cara de Curitiba. Meus netos gostam do brinquedo de escalada aqui e o piso emborrachado é melhor para as crianças brincarem, mais seguro”, disse Patrícia Araújo, que mora no Bigorrilho a uma quadra da Praça da Espanha.
Patrícia levou a neta Luiza Caleme, de 3 anos, para brincar na Praça da Espanha na manhã de quarta-feira (26/6).
O que vem por aí
Além do Bosque Gutierrez, que terá o Parque do Pirata Zulmiro inaugurado neste sábado (29/6), novos parquinhos com brinquedos em tronco de eucalipto e com piso emborrachado serão instalados em breve com a revitalização das praças da Ucrânia e Alfredo Andersen, no Bigorrilho; na Praça Oswaldo Cruz, no Centro; no Parque Atuba, no Atuba; no jardinete Syro Simão, no Abranches; na Praça Padre José Zajac, no Santa Cândida; no Bosque Irmã Clementina e no jardinete Habib Taherzadeh, no Bairro Alto; na Praça Luiz Carlos Saroli, no Jardim das Américas; e no Eixo Arnaldo Faivro Busato, no Guaíra, por exemplo.
Serviço
Parquinhos com brinquedos com troncos de eucaliptos
- Praça Profeta Joel – Umbará.
- Parque do Semeador – Rua Cel. Joaquim Antônio se Azevedo, 920, entre a R. Jussara e a R. Des. Carlos Pinheiro Guimarães, Sítio Cercado.
- Praça Lenyr Marés de Souza Cavallin – Rua Pelegrino Azzolin, Ganchinho.
- Parque Lago Azul – R. Colomba Merlin, n 831, Umbará.
- Bosque Reinhard Maack – R. Waldemar Kost, s/n, Hauer.
- Eixo Santa Catarina – Tarumã.
- Bosque Municipal Pilarzinho – R. Manife Tacla, 530, Pilarzinho.
- Parque Barreirinha – Av. Anita Garibaldi, 6100, Barreirinha.
- Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana Monte Sião – Rua Guarda-marinha Greenhalgn, Pinheirinho.
- Bosque Vila Verde – Rua Ari Manfron, CIC.
- Praça Amigos II – Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior, CIC.
- Praça Plínio Anciutti Pessôa – R. Cidade de Curitibanos, CIC.
- Jardinete Ludovico Kaminski – CIC.
- Praça Antônio Cunha Gebran – R. Ladislau Luka, 545, CIC.
- Praça Elias Jorge – R. Dalila Lopes Costa com Zacarias Gomes de Souza, Uberaba.
- Parque Linear Cajuru – R. Santa Lúcia, 1168, Cajuru.
- Praça Rua Monalisa Stefani, Uberaba.
- Bosque de Portugal – R. Fagundes Varela, 774, Jardim Social.
- Praça Ipiranga – Guaíra.
- Parque Guairacá – R. Alfredo José Pinto, 1364, Fazendinha.
- Praça Vêneto – Butiatuvinha.
- Parque Vista Alegre – R. Cel. João Maria Sobrinho, 88, Vista Alegre.
- Professor Adelino Fressato – R. Mário Zanlorenzi, 1711, Campo Comprido.
- Praça Severino Ivo Borghetti – Tatuquara.
- Praça Milania Visinoni – Campo de Santana.
Parquinhos com brinquedos com troncos de eucaliptos e pisos emborrachados
- Parque São Lourenço – R. Mateus Leme, 4700, São Lourenço.
- Parque Mairi – R. Paulo Roberto Rego Barros Biscaia, 265, CIC.
- Praça da Espanha – R. Cel. Dulcídio, Bigorrilho.
- Passeio Público – R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro.
- Praça Presidente Eisenhower – R. João Vítola esquina com a Rua Manoel Correia de Freitas, Jardim Social.
- Parque Gomm – R. Bruno Filgueira, 666, Batel.
- Jardinete Deputado Ladislau Lachowski – Rua Arthur Leinig, Vista Alegre.
- Parque Barigui – Avenida Cândido Hartmann, Santo Inácio.
- Parque Pinhal de Santana – Estr. Delegado Bruno de Almeida, Campo de Santana.
- Parque Rio Bonito do Tatuquara – Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, 579, Campo de Santana.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br