Começou nesta terça-feira (11/6) a terceira e última etapa da consulta pública Fala Curitiba, para a população informar a Prefeitura sobre quais obras e serviços considera prioritários e gostaria de ver funcionando nos bairros em 2025. A votação está disponível na internet, por meio de site próprio, e nas unidades volantes do Fala Móvel – carros caracterizados que percorrem os bairros levando formulários impressos e equipes treinadas para orientar o público.
- Com agenda movimentada, Central de Libras atende de palestras até partos e acolhida de migrantes
-
Rafael Greca entrega revitalização do Centro de Atividade Física Judith Passos no Parque Barigui
Rafael Greca entrega revitalização do Centro de Atividade Física Judith Passos no Parque Barigui
Os participantes poderão escolher até cinco propostas referentes à Regional onde moram. São 217 sugestões elegíveis nas dez Regionais. Cada uma tem um número variável de propostas – de 15 a 30, de acordo com as que foram mais votadas na etapa anterior e avaliadas por grupos técnicos da Prefeitura como em condições de serem incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) para 2025.
Elegendo prioridades
As propostas estão distribuídas entre 17 políticas públicas – como Saúde, Educação, Direitos Humanos, Cultura e Esporte e estabelecidas de acordo com as escolhas da comunidade nas etapas anteriores.
A costureira aposentada Zuleide Alves dos Santos, do bairro Cajuru, participou do Fala Curitiba pela primeira vez. Passeando de bicicleta na altura do Parque Olímpico do Cajuru, ela viu a equipe do Fala Móvel e decidiu preencher o formulário. A revitalização do asfalto de ruas do entorno de sua residência ficou entre as prioridades. “Os ônibus deixam as ruas prejudicadas e isso é uma coisa para a Prefeitura resolver”, disse.
Morador do Uberaba, o líder comunitário José Carlos da Silva elegeu a segurança como uma das prioridades da área. “Além de participar, incentivo outras pessoas da região a fazerem o mesmo desde a primeira fase do Fala Curitiba. Quanto mais gente vier, mais chance de garantir que o que a comunidade quer vai ser feito”, disse.
Prazo e requisitos
O Fala Móvel circulará nos dias de semana, pela manhã e à tarde, e encerrará suas atividades em 27/6. A participação virtual poderá ser registrada a qualquer hora e até o dia anterior a cada uma das dez reuniões regionais – os encontros finais marcados para o período entre 24/6 e 28/6. Serão duas reuniões por noite.
Para participar, é necessário informar dados como o CPF e, no formulário impresso, assinar. Isso equivale a autorizar a administração municipal a alimentar o cadastro on-line do E-cidadão – a base de dados unificada da Prefeitura. Sem esses dados, necessários à identificação de cada cidadão e mantidos em sigilo, não há como o Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), que coordena o Fala Curitiba – registrar as sugestões no sistema informatizado.
O formulário impresso é o mesmo disponível na internet. A diferença é que, na versão virtual, a escolha das prioridades não avança sem que até cinco áreas sejam marcadas, que o CPF anotado seja válido e haja concordância de que as informações sejam incorporadas ao E-cidadão.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br