Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Prefeitura de Curitiba dá início às reuniões de negociação com sindicatos em 2024 – Prefeitura de Curitiba

Representantes da Prefeitura de Curitiba receberam, nesta terça-feira (18/6), na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco, integrantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc) para a primeira reunião de discussão da pauta dos trabalhadores da área.

O encontro marca o início da temporada de reuniões de negociação entre Prefeitura e sindicatos em 2024, com base na pauta apresentada no início do ano por cada grupo. Há reuniões agendadas para as próximas semanas.

Dividida em duas etapas, na primeira reunião foram debatidos temas relativos ao sistema previdenciário municipal, questões relacionadas à saúde ocupacional e aos procedimentos de carreira. No período da tarde, os assuntos tratados compreenderam aqueles relacionados às rotinas de trabalho dos guardas e temas relativos ao plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde).

Responsabilidade previdenciária

As representantes do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), a assessora técnica Mariella Vicco Pereira e a gerente de Concessão de Benefícios, Fernanda Ferro, destacaram aos representantes do Sigmuc que a Constituição Federal veda a criação de critérios diferenciados na aposentadoria de servidores como os da Guarda Municipal. Atualmente, por lei válida em todo o país, os únicos que têm aposentadoria especial são os professores.

Elas enfatizaram que a reforma da previdência municipal foi resultado de amplos estudos técnicos atuariais, além de debates no Legislativo. O objetivo foi preservar a boa gestão dos recursos previdenciários e buscar o equilíbrio financeiro e atuarial do IPMC.

Plano de saúde e capacitação

Durante a tarde, o assunto foi o ICS (Instituto Curitiba de Saúde). Os representantes do plano de saúde informaram que houve aumento de 78 para 106 médicos dentro do Centro de Saúde.

A inspetora do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda, Cleusa Pereira, falou do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), formação continuada dirigida à corporação que, desde fevereiro, já realizou o treinamento para 13 turmas e, até dezembro, chegará a 41. “A base do EQP é a mesma para todos os membros da Guarda Municipal”, salientou.

As reuniões foram conduzidas pela diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, Fernanda Zwir, e pelo assessor da Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap, Willian Koiti Lubke, que acentuaram a importância de os representantes do sindicato trazerem questões assim que elas aconteçam, no dia a dia dos servidores.

“Muitas vezes as situações identificadas são pontuais, não representam a totalidade”, disse Lubke, ao lembrar que a gestão dos seus servidores cabe a cada secretaria individualmente.

Também participaram os inspetores Gilberto Ramos e Sicarlos Pereira Sampaio.

Os servidores podem conferir as atas das reuniões com os sindicatos acessando o Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical

Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br