Um dos espaços icônicos da cidade, a Cinemateca, que guarda parte da história e da cultura de Curitiba, foi o cenário da proposta cultural do Linhas do Conhecimento desta terça-feira (4/6). O programa que transforma a cidade numa imensa sala de aula levou estudantes da Escola Municipal Irati (Cajuru) para conhecerem a Cinemateca e assistirem a um filme da Turma da Mônica.
- Evento de adoção Amigo Bicho em Curitiba terá Super Cãominhada no sábado
- Inscrições para mais um Viva o Sábado estão abertas; divirta-se nas piscinas aquecidas da Prefeitura de Curitiba
- Greca promove potencial turístico de Curitiba em Buenos Aires
“Eu nunca tinha vindo aqui, é muito legal ir a lugares diferentes com os amigos da escola, estes momentos a gente nunca esquece”, disse Isabelly Paes, do 4º ano do Ensino Fundamental.
“Eu nunca tinha vindo aqui, é muito legal ir a lugares diferentes com os amigos da escola, estes momentos a gente nunca esquece”, disse Isabelly Paes, do 4º ano do Ensino Fundamental.
“É muito divertido também”, comentou a colega e xará Isabelly Cunha. Para Enzo Gabriel, Curitiba tem lugares que são verdadeiras descobertas. “Mas não é só ir, a gente aprende também sobre o lugar e nossa história”, observou o menino.
Este ano, o Linhas inaugurou propostas inéditas, como a Casa de Leitura Miguel Cervantes, Centro Cultural PUC-PR, Casa Romário Martins, Solar do Barão, entre outros. Já locais como o Teatro Guaíra fazem parte das atividades desde a criação do Linhas, em 2017.
Mais de 328 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017. O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. Atende todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba.
- CONHEÇA os materiais pedagógicos do Linhas, produzidos pela Secretaria Municipal da Educação.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o Linhas foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento.
“Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto”, resumiu a secretária.
“Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto”, resumiu a secretária.
A Cinemateca
Um dos espaços administrados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Cinemateca preserva a memória cinematográfica, pesquisa e documentação, além de permitir a formação e difusão do cinema de arte. O local abriga um acervo de filmes (película e digital), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente). Também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros.
Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cineastas e cinéfilos na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede, a Rua Carlos Cavalcanti, foi inaugurada em abril de 1998.
- SAIBA MAIS sobre o espaço.
Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br