
Segundo o governo, socorristas agora farão o trabalho de retirada dos corpos que ainda estão presos entre os escombros. Famílias relatam angústia e falta de informações. Colapso de teto de uma boate na República Dominicana deixa mais de 120 mortos
Socorristas da República Dominicana encerraram, nesta quarta-feira (9), as buscas por sobreviventes na discoteca que desabou em Santo Domingo. A partir de agora, segundo o governo, começará a retirada de cerca de 20 corpos que ainda estão sob os escombros.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até a última atualização desta reportagem, o número oficial de mortos na tragédia era de 124. No entanto, o total pode aumentar com a retirada dos demais corpos.
“Estamos retirando 20 corpos que identificamos e já temos 12 fora”, disse o general José Luis Frómeta Herasme, chefe do Corpo de Bombeiros do Distrito Nacional.
O teto da discoteca “Jet Set” desabou praticamente por inteiro durante um show do cantor Rubpor Pérez. O artista está entre as vítimas que morreram.
Mais de 300 socorristas trabalharam nos escombros, compostos por tijolos, lâminas de zinco e barras de aço da casa noturna. Um guindaste de construção e martelos hidráulicos também foram usados.
Dois cães farejadores auxiliam na localização dos corpos entre os escombros. Brigadistas de Porto Rico e Israel se juntaram às operações.
LEIA TAMBÉM
Companhias aéreas alteram voos para Argentina com expectativa de greve geral para esta quinta
‘É um ótimo momento para comprar’: Senador dos EUA pede investigação por mensagem de Trump pouco antes do anúncio de pausa nas tarifas
EUA vão negar vistos a estrangeiros que publicarem conteúdo ‘antissemita’ nas redes sociais
‘Angústia e muita dor’
Tragédia na República Dominicana – teto de boate desaba e mata dezenas
Reuters e AFP
Os familiares dos desaparecidos aglomeravam-se nos arredores da discoteca Jet Set durante a noite desta quarta-feira. Muitos também estavam em volta de hospitais e necrotérios à espera de notícias ou identificação das vítimas.
O chefe das operações de resgate, Juan Manuel Méndez, descartou a descoberta de sobreviventes.
“Até o momento, infelizmente, não resgatamos mais pessoas com vida”, relatou à imprensa. “Estamos e sempre vamos ter esperanças de que possam aparecer, mas até o momento não.”
No comunicado mais recente, as autoridades indicaram que, como “todas as possibilidades razoáveis de encontrar mais sobreviventes foram esgotadas”, a operação agora se concentrará na recuperação de corpos.
Mercedes López tem um filho desaparecido. Disse à AFP sentir “angústia e muita dor”. “Não o encontramos nas listas nem nos hospitais”, contou ao se dirigir a uma tenda em busca de informações.
“Minha irmã está em cuidados intensivos, muito delicada”, indicou, por sua vez, Juan Francisco Rosario. “Tenho também um sobrinho em estado delicado, filho dela, e uma sobrinha que morreu devido ao colapso e que ainda não recebemos o corpo.”
Além disso, foi confirmada a morte do primeiro estrangeiro. A vítima era um cidadão dos Estados Unidos. A informação foi dada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio.
O papa Francisco enviou condolências aos familiares das vítimas.
Voz do merengue
Rubpor Pérez, cantor dominicano, morreu após desabamento de teto em boate
Reprodução/Instagram
Não há um balanço oficial sobre o número de espectadores do show de Rubpor Pérez, uma das vozes mais emblemáticas do merengue, com sucessos como “Volveré”, “Enamorado de Ella” e “Buscando tus besos”.
A casa noturna tinha capacidade para 700 pessoas em mesas e cerca de 1.000 em pé.
Méndez disse que o corpo do cantor foi recuperado de madrugada. O governo prestará homenagem a ele no Teatro Nacional nesta quinta-feira (10).
A governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, também morreu no acidente, bem como os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco.
Trata-se de uma das maiores tragédias da República Dominicana. Em 2023, morreram 38 pessoas numa explosão em San Cristóbal, próximo a Santo Domingo. Duas décadas antes, 136 detentos de uma prisão em Higüey, leste do país, faleceram em um incêndio.
Imagem aérea mostra como ficou discoteca em Santo Domingo, na República Dominicana, após teto desabar e deixar mortos, em 8 de abril de 2025.
Noticias SIN via AP
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte da Máteria: g1.globo.com