Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Saiba como concorrer ao Prêmio Empreendedora 2024 do Vale do Pinhão de Curitiba – Prefeitura de Curitiba

Falta menos de uma semana para encerrar o prazo de inscrições para quem quer concorrer ao Prêmio Empreendedora 2024, reconhecimento da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, ao trabalho de mulheres que comandam seu próprio negócio em Curitiba e Região Metropolitana.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de junho (domingo) pelo site do Prêmio Empreendedora 2024.

“Queremos que as mulheres se sintam incentivadas a inscrever a história de seu empreendimento, que autovalorizem o trabalho que realizam e vejam no Prêmio Empreendedora 2024 uma oportunidade de crescer. A premiação é uma jornada em que as empreendedoras não estão apenas competindo; estão construindo pontes para um futuro mais justo e sustentável”, fala a gestora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Vitorio Del Puente.

“Queremos que as mulheres se sintam incentivadas a inscrever a história de seu empreendimento, que autovalorizem o trabalho que realizam e vejam no Prêmio Empreendedora 2024 uma oportunidade de crescer. A premiação é uma jornada em que as empreendedoras não estão apenas competindo; estão construindo pontes para um futuro mais justo e sustentável”, fala a gestora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Vitorio Del Puente.

A seguir, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, realizadora da premiação, responde às principais dúvidas sobre o Prêmio Empreendedora 2024:

Tira dúvidas

Quem indica as concorrentes do Prêmio Empreendedora 2024?
As participantes do Prêmio são aquelas que realizam sua auto-indicação, por meio da inscrição, feita em um formulário online.

Comecei minha empresa há pouco tempo e é um pequeno negócio. Posso participar?
Sim, desde que já tenha completado um ano de formalização e que tenha sede em um dos 29 municípios que formam a Rede Metropolitana de Curitiba (RMC).

As participantes precisam ser indicadas para concorrer ao Prêmio Empreendedora 2024? 
Não é necessário. Basta que elas mesma se  inscrevam. Caso conheça uma mulher no comando de seu próprio negócio, seja ele de micro, pequeno, médio ou grande porte, incentive-a a se inscrever no Prêmio Empreendedora 2024, encaminhando o link da inscrição, reforçando que o trabalho dela é merecedor de reconhecimento.

Quem pode concorrer?
Podem se inscrever no Prêmio Empreendedora 2024 mulheres (cis e trans) com empresas sediadas em Curitiba ou nos municípios da RMC, que inclui: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

As empresas devem ser formalizadas, com CNPJ ativo há pelo menos um ano e as mulheres, terem a partir de 18 anos (ou a partir de 16 anos, no caso de emancipação).

Como escolher em qual categoria concorrer?
O Prêmio Empreendedora 2024 tem cinco categorias:

  • Microempreendedora Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Empresa de Médio Porte;
  • Empresa de Grande Porte.

Escolha aquela à qual sua empresa está enquadrada, conforme os critérios determinados pelo Edital do Prêmio, que pode ser acessado neste link.

Qual o custo da inscrição?
Não há custo para inscrição. Ela é gratuita e pode ser feita até 16 de junho pelo site do Programa Curitiba Empreendedora.

O que é preciso informar na inscrição?
Separe pelo menos 30 minutos para preencher o formulário de inscrição. Mais do que dados pessoais e da empresa, esta etapa já vale como parte da seleção das candidatas e solicita informações da sua jornada como empreendedora.

É hora de organizar as ideias e informar o melhor sobre o seu trabalho: descreva sua jornada pessoal como empreendedora com a atual empresa; conte quais estratégias de gestão e relacionamento utiliza para a consolidação e crescimento no mercado; narre conquistas realizadas e desafios superados, quais são seus objetivos e metas para os próximos três anos.

Na inscrição, também inclua um breve resumo sobre sua empresa: benefícios do produto ou serviço ofertado, público-alvo, como se relaciona com clientes e prospects, quem são seus parceiros e quais são os recursos (físicos, intelectuais, humanos e financeiros) para o negócio funcionar.

Entre as informações, apresente quais indicadores utiliza para mensurar capacidade e produtividade; se atua com índices ESC (sustentabilidade, sociedade e governança) e com indicadores norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a inovação está presente no seu negócio.

Como é feita a escolha das vencedoras?
Todas as inscrições serão avaliadas por uma equipe de especialistas, que vão selecionar as cinco empresas que seguem para a próxima etapa, de envio de documentos das informações prestadas.

As classificadas seguem para a etapa presencial de avaliação, em 1º de outubro. Cada finalista vai apresentar seu negócio a uma banca composta por cinco avaliadoras com expertise empresarial e de gerenciamento de empresa, que tem peso de 7 dos 10 pontos em disputa.

As finalistas também concorrem em votação popular, via internet, entre 30/10 e 15/11, com resultado valendo peso de 3 entre 10 pontos.

Quando são divulgadas as vencedoras?
As vencedoras serão conhecidas em cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedora 2024 a ser realizado no dia 19 de novembro.

Se eu for selecionada, como me preparo para as próximas etapas?
As participantes do Prêmio Empreendedora 2024 são convidadas a participar de uma jornada de capacitações do Programa Empreendedora Curitibana, com programação gratuita e aberta ao público feminino interessado em ampliar seus conhecimentos sobre empreendedorismo.

Os eventos de qualificação são realizados ao longo do processo de inscrição e seleção.

Para as finalistas, será ofertada uma mentoria coletiva para aprimorarem suas apresentações à banca avaliadora, em 16 de setembro, no Pinhão Hub. Estas também podem solicitar mentorias individuais para melhorar ainda mais seus discursos sobre seu negócio para a etapa final.

Fonte da Máteria: www.curitiba.pr.gov.br