Mike Johson é do Partido Republicano, aliado de Trump e adversário de Biden. Presidente anunciou hoje saída da disputa eleitoral. Deputado Mike Johnson, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
J. Scott Applewhite/ AP
E
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, reagiu à decisão de Joe Biden de não concorrer à reeleição.
“Se Biden não está apto para disputar a Presidência, ele não está apto para servir como presidente”, afirmou o deputado republicano em uma publicação no X (antigo Twitter).
A declaração foi feita após Joe Biden divulgar uma nota que informava sua retirada da corrida pela reeleição em 2024, e declarava apoio à candidatura da vice-residente Kamala Harris ao cargo.
Mike criticou que a decisão tenha sido anunciada a pouco mais de 100 dias do primeiro turno da eleição presidencial, e afirmou que a decisão invalida “os votos de mais de 14 milhões de americanos que escolheram Joe Biden como candidato democrata à presidência”.
O deputado opositor também se mostrou contrário à possível indicação de Kamala como candidata à presidência pelo Partido Democrata.
“Como segunda no comando e uma czar da fronteira completamente inepta, Harris tem sido uma cúmplice alegre — não apenas na destruição da soberania, segurança e prosperidade americanas, mas também no maior encobrimento político da história dos EUA”, escreveu, em referência ao que chamou de “incapacidade” de Biden a servir como presidente.
Confira a íntegra da declaração do republicano
Neste momento sem precedentes na história americana, precisamos ser claros sobre o que acabou de acontecer. O Partido Democrata forçou o candidato democrata a sair da cédula eleitoral, a pouco mais de 100 dias da eleição.
Ao invalidar os votos de mais de 14 milhões de americanos que escolheram Joe Biden como candidato democrata à presidência, o autoproclamado ‘partido da democracia’ provou exatamente o oposto.
As perspectivas do partido não melhoram agora com a Vice-Presidente Kamala Harris, que compartilha as falhas desastrosas das políticas da Administração Biden. Como segunda no comando e uma czar da fronteira completamente inepta, Harris tem sido uma cúmplice alegre — não apenas na destruição da soberania, segurança e prosperidade americanas, mas também no maior encobrimento político da história dos EUA. Ela sabia há tanto tempo quanto qualquer um de sua incapacidade para servir.
Independentemente do caos na atual Casa Branca, nossos adversários ao redor do mundo devem ser lembrados de que o Congresso dos EUA, o exército dos EUA e o povo americano estão totalmente preparados e comprometidos em defender nossos interesses tanto em casa quanto no exterior.
Se Joe Biden não está apto para concorrer à Presidência, ele não está apto para ocupar o cargo de Presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. O dia 5 de novembro não pode chegar rápido o suficiente.
VÍDEOS
Biden desiste da campanha à reeleição
Fonte da Máteria: g1.globo.com