Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba

Levy Ferreira/SMCS
O Terminal Tatuquara, o mais novo de Curitiba, comemora três anos nesta quarta-feira (29/5) integrado ao cotidiano da população da região Sul da capital.Localizado ao lado daRua da Cidadania da regional(Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700), o espaço é o 22º terminal da cidade, efoi inaugurado em 29 de maio de 2021 pelo prefeito Rafael Greca.Atualmente, o terminal conta com oito linhas, e é utilizado por cerca de 34 mil passageiros por dia, tornando-se referência em modernidade e mobilidade na região Sul da cidade.Confira os horários noportal da Urbs.O morador Eduardo Mafra, de 18 anos, conta como a construção do terminal melhorou o seu dia a dia. “Eu já utilizava os ônibus da região antes de construírem o terminal, e agora ficou tudo mais fácil. É bem mais tranquilo fazer os trajetos e, principalmente, mais seguro”, relata o jovem, usuário das linhas 650-Sta Rita/Pinheirinho e 684-Rio Bonito.O Terminal do Tatuquara é administrado pela Prefeitura de Curitiba, por meio daUrbanização de Curitiba (Urbs), e atende principalmente a população dos bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara. “O terminal Tatuquara melhorou a vida da população, trouxe praticidade e reduziu o tempo de deslocamento”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.Economia de tempoEsse é o caso de Cíntia Alexandrina, de 36 anos, usuária da linha 617-Jardim Ludovica. “Todo dia eu levo meu filho na escola, desço aqui e já consigo ir direto para casa. Esse é um trajeto que já faço há muitos anos, e agora está bem mais rápido. Eu economizo, pelo menos, 20 minutos”, conta Cíntia.Ela também elogia o ambiente e a estrutura do espaço. “É bem tranquilo aqui, e tudo costuma funcionar muito bem. Não há comparação com a época em que o terminal não existia”, diz.Já a moradora Solange Toledo, de 59 anos, não utiliza o terminal com frequência, mas elogia a experiência e a possibilidade de trocar de linha sem pagar outra passagem.“Eu não passo muito aqui, geralmente é para visitar uma amiga. Eu já tinha feito esse trajeto antes de construírem o terminal, e melhorou agora, já que eu uso mais de um ônibus para chegar lá”, afirma Solange.IntegraçãoUm dos principais benefícios do terminal é a integração temporal, via cartão-transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com aRua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para validar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania, e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.Linhas de ônibus do terminal617-Jardim Ludovica619-Sta Rita/CIC650-Sta Rita/Pinheirinho680-Rurbana681-Dalagassa684-Rio Bonito685-Rio Bonito/CIC773-Vizinhança/Sta Rit
O Terminal Tatuquara, o mais novo de Curitiba, comemora três anos nesta quarta-feira (29/5) integrado ao cotidiano da população da região Sul da capital.
Localizado ao lado daRua da Cidadania da regional(Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700), o espaço é o 22º terminal da cidade, efoi inaugurado em 29 de maio de 2021 pelo prefeito Rafael Greca.
Atualmente, o terminal conta com oito linhas, e é utilizado por cerca de 34 mil passageiros por dia, tornando-se referência em modernidade e mobilidade na região Sul da cidade.
O morador Eduardo Mafra, de 18 anos, conta como a construção do terminal melhorou o seu dia a dia. “Eu já utilizava os ônibus da região antes de construírem o terminal, e agora ficou tudo mais fácil. É bem mais tranquilo fazer os trajetos e, principalmente, mais seguro”, relata o jovem, usuário das linhas 650-Sta Rita/Pinheirinho e 684-Rio Bonito.
O Terminal do Tatuquara é administrado pela Prefeitura de Curitiba, por meio daUrbanização de Curitiba (Urbs), e atende principalmente a população dos bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara. “O terminal Tatuquara melhorou a vida da população, trouxe praticidade e reduziu o tempo de deslocamento”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Esse é o caso de Cíntia Alexandrina, de 36 anos, usuária da linha 617-Jardim Ludovica. “Todo dia eu levo meu filho na escola, desço aqui e já consigo ir direto para casa. Esse é um trajeto que já faço há muitos anos, e agora está bem mais rápido. Eu economizo, pelo menos, 20 minutos”, conta Cíntia.
Ela também elogia o ambiente e a estrutura do espaço. “É bem tranquilo aqui, e tudo costuma funcionar muito bem. Não há comparação com a época em que o terminal não existia”, diz.
Já a moradora Solange Toledo, de 59 anos, não utiliza o terminal com frequência, mas elogia a experiência e a possibilidade de trocar de linha sem pagar outra passagem.
“Eu não passo muito aqui, geralmente é para visitar uma amiga. Eu já tinha feito esse trajeto antes de construírem o terminal, e melhorou agora, já que eu uso mais de um ônibus para chegar lá”, afirma Solange.
Um dos principais benefícios do terminal é a integração temporal, via cartão-transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com aRua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.
Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para validar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania, e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.

Fonte da Máteria: urbs.curitiba.pr.gov.br