Divulgação
AUrbanização de Curitiba (Urbs)está participando do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Quem visita o evento pode conhecer mais sobre o funcionamento do transporte coletivo, conferir os produtos da#CuritibaSuaLindae até mesmo fazer, gratuitamente, o cartão-transporte.Logo na chegada, os congressistas já encontram um táxi e um ônibus elétrico, em exposição. Curitiba vem, desde o ano passado, testando táxis e ônibus elétricos, com foco na transição energética. A eletromobilidade faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima), que pretende deixar a cidade neutra em emissões de poluentes até 2050.No pavilhão, os visitantes podem conferir o espaço da Urbs, onde há uma exposição de miniaturas de ônibus das categorias alimentador, expresso, interbairros e até um modelo elétrico e de uma maquete de um terminal de transporte coletivo. No local, também é ofertada a possibilidade da confecção da primeira via do cartão-transporte usuário.A estudante Emanuelle Moraes, de Araucária, aproveitou para fazer seu cartão: “Venho sempre a Curitiba, e ter o cartão facilita muito”, comentou.“O transporte coletivo é um dos pilares do projeto de sustentabilidade da cidade. Curitiba, que é referência em transporte coletivo, está conduzindo um projeto audacioso de transição energética, que vai servir de exemplo para o restante do país e o Congresso é também uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre estas inovações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.Loja #CuritibaSuaLindaOutra atração do congresso, que chama bastante a atenção dos presentes, é a loja da #CuritibaSuaLinda. Com souvenirs, vestuário, decoração e acessórios para serem levados de lembrança, a loja está instalada dentro de uma estação-tubo, chamando a atenção dos congressistas. A educadora Daiane Isabela Moreira, que atua com educação infantil, aprovou a ideia: “Muito interessante. Adorei tudo, principalmente as capivaras de pelúcia”, comentou a professora.Como parte da programação do Diálogo Direto, o coordenador do Centro de Controle Operacional ( CCO) Clodoaldo Valentim, apresentou uma palestra sobre o projeto Cidadania Jovem – Informar para formar. O objetivo é despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.A cada 15 dias, crianças de escolas municipais vão até a sede da Urbs, no Jardim Botânico, onde assistem a uma palestra e fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO). O congresso Internacional Cidades Educadoras segue até amanhã (24/5), das 9h às 18h.
AUrbanização de Curitiba (Urbs)está participando do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Quem visita o evento pode conhecer mais sobre o funcionamento do transporte coletivo, conferir os produtos da#CuritibaSuaLindae até mesmo fazer, gratuitamente, o cartão-transporte.
Logo na chegada, os congressistas já encontram um táxi e um ônibus elétrico, em exposição. Curitiba vem, desde o ano passado, testando táxis e ônibus elétricos, com foco na transição energética. A eletromobilidade faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima), que pretende deixar a cidade neutra em emissões de poluentes até 2050.
No pavilhão, os visitantes podem conferir o espaço da Urbs, onde há uma exposição de miniaturas de ônibus das categorias alimentador, expresso, interbairros e até um modelo elétrico e de uma maquete de um terminal de transporte coletivo. No local, também é ofertada a possibilidade da confecção da primeira via do cartão-transporte usuário.
A estudante Emanuelle Moraes, de Araucária, aproveitou para fazer seu cartão: “Venho sempre a Curitiba, e ter o cartão facilita muito”, comentou.
“O transporte coletivo é um dos pilares do projeto de sustentabilidade da cidade. Curitiba, que é referência em transporte coletivo, está conduzindo um projeto audacioso de transição energética, que vai servir de exemplo para o restante do país e o Congresso é também uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre estas inovações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Outra atração do congresso, que chama bastante a atenção dos presentes, é a loja da #CuritibaSuaLinda. Com souvenirs, vestuário, decoração e acessórios para serem levados de lembrança, a loja está instalada dentro de uma estação-tubo, chamando a atenção dos congressistas. A educadora Daiane Isabela Moreira, que atua com educação infantil, aprovou a ideia: “Muito interessante. Adorei tudo, principalmente as capivaras de pelúcia”, comentou a professora.
Como parte da programação do Diálogo Direto, o coordenador do Centro de Controle Operacional ( CCO) Clodoaldo Valentim, apresentou uma palestra sobre o projeto Cidadania Jovem – Informar para formar. O objetivo é despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.
A cada 15 dias, crianças de escolas municipais vão até a sede da Urbs, no Jardim Botânico, onde assistem a uma palestra e fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO). O congresso Internacional Cidades Educadoras segue até amanhã (24/5), das 9h às 18h.
Fonte da Máteria: urbs.curitiba.pr.gov.br