Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Urbs apresenta inovações do transporte coletivo de Curitiba no Congresso de Cidades Educadoras

Divulgação
AUrbanização de Curitiba (Urbs)está participando do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Quem visita o evento pode conhecer mais sobre o funcionamento do transporte coletivo, conferir os produtos da#CuritibaSuaLindae até mesmo fazer, gratuitamente, o cartão-transporte.Logo na chegada,  os congressistas já encontram um táxi e um ônibus elétrico, em exposição. Curitiba vem, desde o ano passado, testando táxis e ônibus elétricos, com foco na transição energética. A eletromobilidade faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima), que pretende deixar a cidade neutra em emissões de poluentes até 2050.No pavilhão, os visitantes podem conferir o espaço da Urbs, onde há uma exposição de miniaturas de ônibus das categorias alimentador, expresso, interbairros e até um modelo elétrico e de uma maquete de um terminal de transporte coletivo. No local, também é ofertada a possibilidade da confecção da primeira via do cartão-transporte usuário.A estudante Emanuelle Moraes, de Araucária, aproveitou para fazer seu cartão: “Venho sempre a Curitiba,  e ter o cartão facilita muito”, comentou.“O transporte coletivo é um dos pilares do projeto de sustentabilidade da cidade. Curitiba, que é referência em transporte coletivo, está conduzindo um projeto audacioso de transição energética, que vai servir de exemplo para o restante do país e o Congresso é também uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre estas inovações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.Loja #CuritibaSuaLindaOutra atração do congresso, que chama bastante a atenção dos presentes, é a loja da #CuritibaSuaLinda. Com souvenirs, vestuário,  decoração e acessórios para serem levados de lembrança, a loja está instalada dentro de uma estação-tubo, chamando a atenção dos congressistas. A educadora Daiane Isabela Moreira, que atua com educação infantil,  aprovou a ideia: “Muito interessante. Adorei tudo, principalmente as capivaras de pelúcia”, comentou a professora.Como parte da programação do Diálogo Direto, o coordenador do Centro de Controle Operacional ( CCO) Clodoaldo Valentim, apresentou uma palestra sobre o projeto  Cidadania Jovem – Informar para formar. O objetivo é despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.A cada 15 dias, crianças de escolas municipais vão até a sede da Urbs, no Jardim Botânico, onde assistem a uma palestra e fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO). O congresso Internacional Cidades Educadoras segue até amanhã (24/5), das 9h às 18h.
AUrbanização de Curitiba (Urbs)está participando do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Quem visita o evento pode conhecer mais sobre o funcionamento do transporte coletivo, conferir os produtos da#CuritibaSuaLindae até mesmo fazer, gratuitamente, o cartão-transporte.
Logo na chegada,  os congressistas já encontram um táxi e um ônibus elétrico, em exposição. Curitiba vem, desde o ano passado, testando táxis e ônibus elétricos, com foco na transição energética. A eletromobilidade faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima), que pretende deixar a cidade neutra em emissões de poluentes até 2050.
No pavilhão, os visitantes podem conferir o espaço da Urbs, onde há uma exposição de miniaturas de ônibus das categorias alimentador, expresso, interbairros e até um modelo elétrico e de uma maquete de um terminal de transporte coletivo. No local, também é ofertada a possibilidade da confecção da primeira via do cartão-transporte usuário.
A estudante Emanuelle Moraes, de Araucária, aproveitou para fazer seu cartão: “Venho sempre a Curitiba,  e ter o cartão facilita muito”, comentou.
“O transporte coletivo é um dos pilares do projeto de sustentabilidade da cidade. Curitiba, que é referência em transporte coletivo, está conduzindo um projeto audacioso de transição energética, que vai servir de exemplo para o restante do país e o Congresso é também uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre estas inovações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Outra atração do congresso, que chama bastante a atenção dos presentes, é a loja da #CuritibaSuaLinda. Com souvenirs, vestuário,  decoração e acessórios para serem levados de lembrança, a loja está instalada dentro de uma estação-tubo, chamando a atenção dos congressistas. A educadora Daiane Isabela Moreira, que atua com educação infantil,  aprovou a ideia: “Muito interessante. Adorei tudo, principalmente as capivaras de pelúcia”, comentou a professora.
Como parte da programação do Diálogo Direto, o coordenador do Centro de Controle Operacional ( CCO) Clodoaldo Valentim, apresentou uma palestra sobre o projeto  Cidadania Jovem – Informar para formar. O objetivo é despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.
A cada 15 dias, crianças de escolas municipais vão até a sede da Urbs, no Jardim Botânico, onde assistem a uma palestra e fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO). O congresso Internacional Cidades Educadoras segue até amanhã (24/5), das 9h às 18h.

Fonte da Máteria: urbs.curitiba.pr.gov.br